terça-feira, 13 de julho de 2010

Dia Mundial do Rock



Os roqueiros de todo o mundo celebram o dia dedicado ao seu estilo musical preferido nesta terça-feira (13): O Dia Mundial do Rock.

Neste 13 de julho é o Dia Mundial do Rock. Embora tenha nascido há mais de meio século a partir das batidas dos negros africanos, este estilo de música – e, em alguns casos, até de vida – é celebrado somente há 25 anos.

Embora ligado a temas como rebeldia e aversão aos bons costumes, o rock tem seu dia marcado justamente por uma causa nobre. Em 13 de julho de 1985 acontecia a primeira edição do Live Aid, festival criado pelo músico Bob Geldolf em prol das vítimas da fome na Etiópia.




Atraindo os olhares do mundo inteiro, o evento acabou consolidando a força musical e social do rock em suas diversas vertentes. Realizado simultaneamente na Filadélfia (EUA) e em Londres (Inglaterra), uniu veteranos (The Who, Queen), novidades na época (U2, INXS), peso (Black Sabbath, Judas Priest) e pop (Duran Duran, David Bowie), entre outros nomes e estilos que cravavam seu nome na história.

Desde os primórdios

Muito antes do Live Aid, claro, o rock já era motivo de adoração dos jovens e preocupação dos pais. Surgido do blues, não se acomodou às velhas notas. Em eterna evolução sonora, foi sendo agregado ao comportamento rebelde, à moda transgressora e à liberdade de pensamento da juventude do planeta.



Foi nesse ritmo de frenesi e loucura que apareceram ídolos como Chuck Berry, Elvis Presley, Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin, Jimi Hendrix, Pink Floyd. Não tardou para se recriar por meio do punk dos Ramones, do virtuosismo do Yes, do new wave do Blondie, do metal do Metallica, do grunge do Nirvana, do britpop do Oasis, do indie do Strokes. Para o rock nunca há limites.

Verde & amarelo

O grande boom do rock no Brasil se deu nos ensolarados anos 80. Incentivados pelo término de um período de ditadura, centenas de garotos se animaram a ter sua própria banda de rock. Desse momento, vieram grandes ícones como Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Titãs e Barão Vermelho (com o exagerado Cazuza).


Mesmo passado ao auge, o rock seguiu firme, mantendo seus seguidores pelo planeta ao longo dos anos. Enérgico, libertário, animado, poderoso, sujo ou afinado. Não importa. Agradando ou não, o fato é que se trata do maior estilo do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário