sábado, 26 de maio de 2012

Velha Infância


E quando você abre os olhos...puff...aconteceu!
Como num passe de mágica seus pés ficaram mais distantes e o colo da mãe já não te cabe tão bem...
Já não é mais tão normal dormir agarrada com o bichinho de pelúcia favorito e assistir desenhos nos domingos de manhã...
Você dorme pensando nas responsabilidades do novo dia que começa,
E assiste no jornal matinal noticias repletas de violência e caos...
Aquele café da manhã gostoso com suco de laranja e bolo de chocolate, acaba sendo suprimido pela xícara de café forte de quem precisa sair correndo pro trabalho.
Os cafés da tarde tão caprichados da casa da vovó acabaram. A vovó se foi...
E você substitui aquele manjar dos deuses por um pit stop corrido entre uma sala do seu trabalho e a outra do seu chefe...
O cheiro gostoso de giz de cera e papel de carta vai aos poucos sumindo da sua lembrança e você não tem tempo mais pra colorir aqueles cadernos de pintura com imagens doces e felizes.
Inclusive os “sempre felizes” da Disney começam a não fazer sentido nenhum pra você e você os troca facilmente por um seriado policial que passa na TV a cabo.
Você não brinca mais de casinha...hoje você tem uma de verdade pra cuidar.
Seu futuro chegou...aquele dia tão esperado e que dá tanto medo...
Você acorda preocupada com as provas, com as contas, com as compras que devem ser feitas e que hoje é dia de rodízio de placas na sua cidade e seu carro não pode sair às ruas.
Droga...justo hoje, você pensa, e troca aquele seu par de sapatos de salto alto da Prada pelo velho All Star surrado, que por algum motivo escondido no seu subconsciente você insiste em guardar, e saí caminhando...
Você vê então crianças pequenas na rua com a mochilinha nas costas indo pra escola, e quando passa por elas se lembra daquele cheirinho gostoso do jardim da infância, as mais novinhas estão com os pais brincando despreocupadas nos balanços da praça e as maiores que têm aula à tarde com certeza estão em casa assistindo desenho, e por alguns minutos você pensa na sua infância, nos cafés da manhã com bolo de chocolate, no giz de cera, na vovó, no pega pega na rua depois da aula, e como seu joelho é cheio de cicatrizes de tanto cair de patins...você se lembra de como era bom ser criança e ter como preocupação não perder a hora do desenho da Sailor Moon na Manchete, e entende porque seu inconsciente pediu que guardasse o velho All Star, porque de alguma maneira, aquela menina de trancinhas ainda está aqui dentro e de vez em quando seria interessante a deixar sair um pouco pra respirar, sair dessa brincadeira de ser adulto e voltar pra vida séria de ser criança...
Hoje, depois do trabalho, você chega em casa, liga a TV, tira o tênis e passa a noite assistindo as aventuras de Mickey e Donald...porque afinal de contas amanha é sábado e você vai roubar um pouquinho daquele colo de mãe pra passar a tarde com direito a macarrão com queijo no almoço!

“Se no final do dia seus joelhos não estão ralados de tanto brincar, você tem que rever os conceitos de sua vida."

Calvin e Haroldo





Um comentário:

  1. Ah que lindo! Que nostalgia eterna.
    Giz de cera... o melhor cheiro da minha infância. Giz de Cera e creme Paixão - que minha vó usava. Até hoje, sentir cheiro de giz me leva de volta à escola, ao pátio com colunas vermelhas, ao bebedouro escuro.
    Eu raramente me machucava, não fazia nada porque tinha medo.. rs

    Adorei o texto, Marcela.. Acho que essa é a história de todo mundo.

    ResponderExcluir