quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Destino


Acordei com o ar frio entrando pela minha janela...ar frio? Mas estávamos em janeiro, pleno verão, como poderia o ar estar frio? Respirei fundo aquele arzinho que me lembrava inverno e saltei da cama, ainda estava escuro, abri a janela e por incrível que pareça estava nevando!
_Estou sonhando ou fiquei louca??????
_ Se você estivesse sonhando seu nariz não estaria congelando doce Alice!
_Ah não!!!! Você outra vez????
Me virei saindo da janela e lá estava ele com seu velho cigarro na boca e uma xícara de café quente na mão! Um sorriso saiu meio de lado (como tinha um sorriso bonito aquele destino) e ele disse satisfeito:
_ Também estava com saudades!
_ Destino o que você quer aqui novamente?
Ele deixou a xicara em cima da mesinha e se aproximou sorrindo
_ É assim que me agradece, vim aqui lhe trazer um presente de Natal atrasado_ disse isso apontando a neve branquinha que caia lá fora_ e me recebe assim? Quanta ingratidão!
_ Oh desculpe! O frio deve estar congelando meus bons modos! Feliz Natal atrasado pra você também, achei lindo o presente, sempre quis ver como é a neve! Me desculpe, não sabia que você viria, então fico devendo o seu presente!
_ Criança, o meu melhor presente é você viver a sua vida seguindo seu próprio caminho sem se preocupar com o que eu reservei pra você! Um dia após o outro não é isso mesmo que você diz? _ disse isso e jogou o cigarro pela janela, por mais que existisse ha milhões de anos regras de boas maneiras nunca eram seguidas por ele._ coloque um casaco quente e calce algo, vamos caminhar um pouco lá fora enquanto colocamos a conversa em dia.
Coloquei o meu casaco mais quente, tocas e luvas, não ia arriscar morrer congelada em pleno verão, seria uma morte muito tola.
Saímos pela porta do meu apartamento e começamos a andar pela neve que cobria tudo, parecia flocos de algodão, acho que nunca conseguiria imaginar uma coisa tão linda! A lua cheia iluminava a rua por onde andávamos, tudo estava coberto com um manto branco e nenhum sinal de vida se fazia naquele lugar. Estavam todos em suas casas, dormindo tranquilos sem saber que do lado de fora de suas janelas havia um grande espetáculo noturno sendo retratado. Andávamos tranquilos deixando nossas pegadas na neve e nossa respiração fazia “sair fumacinha” da boca, o céu estava cheio de estrelas, inclusive aquela pequena estrela ao lado da Lua, aquela que sempre a acompanha.
_ Você se lembra da história que sua avó lhe contava sobre aquela estrela menina Alice?
_ Claro que sim! Como poderia esquecer...eu amava aquela história, era a minha favorita entre todas!
_ Poderia me recordar? A muitos anos que não a escuto.
_ Bem, dizia minha avó, que numa tribo indígena a Lua era vista como um grande guerreiro que protegia a Terra quando a escuridão aqui reinava, e que a filha do cacife acabou se apaixonando pelo guerreiro Lua e todas as noites ficava admirando o céu, imaginando como seria bom se pudesse alcançar o seu bem amado algum dia. O cacique pai da jovem estava cada dia mais preocupado com a menina, que passava a noite toda acordada olhando o céu e dormia durante o dia não cumprindo os seus afazeres, então tomou uma terrível decisão, quando a noite chegou o cacique da aldeia vizinha foi chamado juntamente com seu filho para que pudessem acertar o detalhe do casamento do jovem com a filha do cacique. Quando esta ficou sabendo do seu terrível destino fugiu da aldeia em prantos, como poderia se casar com alguém que não amava? Seu coração era do guerreiro e ela não saberia viver com outro sem ser ele. Então tomada pelo mais terrível desespero correu até chegar a beira de um rio, as aguas paradas e negras refletiam majestosamente a imagem da lua e a jovem tomada pela loucura do amor, achou que era o guerreiro que havia descido dos céus para se banhar na agua do rio, então pulou dentro do rio e nadou até seu meio onde a lua refletia. Quando percebeu o seu engano não teve forças para voltar à margem e morreu afogada. A lua, que realmente era um guerreiro, ficou compadecido da jovem que apenas queria alcançar seu amor, e retirou sua alma do rio elevando-a ao céu, tornando a jovem a estrela que toda noite brilha mais próxima da lua!
_ É uma história magnifica doce Alice!
_ É sim_ eu disse olhando novamente a lua e sua estrela enamorada
_ Coisas boas sempre acontecem para aqueles que têm fé, não acha?
_ Uhum _ disse eu, e parei sentando-me no banco da praça admirando mais uma vez aquele espetáculo noturno_ mas Destino, porque você veio ao meu encontro hoje e me trouxe tão lindo presente?
_ Doce Alice como você sabe tenho bilhões de pessoas pra cuidar, mas me identifico bastante com você, sei que controla o seu próprio destino, sei como não precisa dos meus conselhos e não teme o amanha que bate em sua porta. Sei também que esses últimos meses foram muito difíceis pra você, sei que esta com medo, que tem dúvidas e mais dúvidas, sei que o seu futuro não esta saindo exatamente como você planejou, mas eu vim aqui lhe trazer a neve como uma pequena demonstração de esperança. Criança pra você a neve sempre teve um significado magico, é como se tudo pudesse acontecer de bom em nossas vidas enquanto neva, então lhe trouxe de presente um pouco de esperança, da magia que esta tão fraca em sua vida e que você não pode deixar apagar. As coisas estão difíceis, o céu esta nublado, mas não se esqueça que em cima das nuvens negras existe um céu azulado e um sol brilhante, não esqueça que por trás de dias com tempestades existe um universo cheio de estrelas brilhando. Menina não perca sua fé no seu Papai no Céu, não perca sua fé no mundo e nas pessoas, no amor e em você mesma! Como sempre lhe digo, pra uma mortal você sempre se saí muito bem, então não desista dos seus sonhos. Não se importe tanto com as pessoas e sentimentos ruins, se concentre nas coisas boas do mundo! Pare de tentar abraçar o mundo e coloca-lo protegido debaixo das suas asas, você não é responsável por todo sofrimento da humanidade. Eu sei que você tem medo que as coisas não saiam exatamente como você imagina, mas criança, as maiores descobertas do mundo nasceram de um erro, se não houvesse o erro não haveria coisas diferentes do mundo! Errar, doce Alice, é humano, chorar é humano, e você é uma humana então permita-se fazer isso tudo! Não segure suas lágrimas quando tiver vontade que elas saiam, chore sozinha ou no colo de quem ama, mas chore, permita-se sentir medo, solidão, dúvidas. Não esconda seus sentimentos e suas aflições, não fique em silêncio quando sente vontade de gritar, berre com o mundo, com o seu deus, com as coisas que você não concorda mas saia do casulo em que se auto isolou. Sua metamorfose acabou, você já tem asas e pode voar, então qual é o problema? Medo de cair? Medo de se machucar? Menina você caiu de lugares tão altos e sempre levantou sorrindo da queda e de si mesma, porque teria medo agora? Sinta o vento sem sua face criança, abra os braços e se entregue no salto livre da vida, curta a paisagem que existe lá em cima, porque um dia seus olhos humanos estarão fechados pra tudo isso e aí será muito tarde para se lamentar.
Enquanto o destino falava eu me deitei no gramado coberto de neve sentindo sua maciez e o frio por baixo de todas as minhas roupas. Eu sabia que ele estava certo, sabia que como sempre suas palavras faziam todo sentido do mundo.
_ Estou ficando velha Destino! O tempo esta passando rápido demais!
Escutei sua risada ecoando pela praça silenciosa.
_ Criança você vem falar de idade pra mim que existo desde que o primeiro ser vivo apareceu nesse planeta? Olhe, o tempo passa para todos, mas rápido para alguns e mais lento para outros. O tempo está passando rápido demais porque você está numa rotina, esta vivendo uma coisa repetida todos os dias. Lembra quando você fazia um caminho diferente todos os dias quando ia e quando voltava do trabalho? Mesmo quando era mais longo? Você fazia isso porque não queria que as coisas caíssem “na mesmice”, e por isso cada vez que mudava seu trajeto reparava em algo diferente, uma loja nova, uma nova arvore, ou as vezes se encontrava com aquele amigo que não via a tempos! Geralmente fazia alguma coisa a tarde, hoje você sai do trabalho e não vê a hora de chegar em casa pra tomar um banho e deitar. Você esta perdendo sua essência criança, envelhecer no corpo é uma coisa normal para sua espécie e você também ficará velha um dia, mas o problema não é a idade do seu corpo, mas a sua idade espiritual, você esta deixando seu espirito envelhecer, está ficando igual aqueles que você não queria se tornar. Já que você está viciada em zombies vou te dar o exemplo deles, eles são mortos-vivos sem espirito nenhum, uma massa encefálica de carne humana andando por aí em grupos, se alimentando e existindo, não vivendo, apenas existindo. Se você abrir os seus olhos irá perceber que a humanidade virou zombies há muito tempo, todos eles fazendo as mesmas coisas, vivendo da mesma maneira na sociedade, sobrevivendo apenas até que um dia algum deus atire no lugar certo de seus crânios e essa vida infeliz acabe e quando isso acontece todos eles me culpam “O destino não foi bom pra mim”, como se eu tivesse culpa por suas escolhas erradas. Fui cruel com as minhas palavras agora menina, mas acho que você me entendeu! É isso que não quero pra você, não quero que se perca no meio de todos essas pessoas existentes! Não se torne um deles criança, você ainda tem muito para viver e para sentir.
_ Não vou me tornar, eu prometo! Não vou deixar! Não quero perder quem eu sou!
_ É assim que se fala doce Alice _ sorrindo tirou um cigarro do bolso e começou a dizer_
No mar de minhas lúdicas visões,
Velhas pandas trapejantes,
São cantos a céu aberto;
Para gaivotas e albatrozes;
São os soluços da alma nas noites de lua cheia;
Refletidos nas ondas calmas, ou no silêncio profundo;
Sentindo o balanço do mar nas vagas que nem se formam;
Estrelas são desenhadas nos telas do infinito
Enquanto o olhar que vagueia, vagueia no horizonte;
Viajo por entre nuvens que a mente vai mostrando
Visões de eterno;
Vislumbrando o firmamento ao lado do timoneiro;
vivendo todos os momentos; nas ondas que a vida agita;
Cada uma mais bonita, pérolas do meu criador;
Valores embutidos nos delírios, quais lindos buquês de amor;
Vagando em ondas de luz, balança o meu coração;
Pelos caminhos da vida e um teto repleto de luz
Volitando sobre as cristas refletindo o luar
Onde as estrelas se agitam nas profundezas do mar
Onde todos os dias eu quero navegar.
_ Que lindo_ enquanto eu ouvia suas palavras fechei os olhos e duas lágrimas rolaram pela minha face_ obrigada por mais uma vez me trazer o conforto que preciso!
_ Ah criança, o conforto que você precisa está dentro de você mesma, dentro do seu coração, você é a resposta das perguntas que se faz, pense nisso! Não sei quando vamos nos ver agora, mas se precisar de mim estarei aqui de novo para te fazer lembrar do quanto é especial! Agora durma, está na hora de você voltar.
Continuou sentado no banco fumando enquanto minha cabeça ficava cada vez mais pesada
_ Destino?
_ OI?
_ Não sabia que a neve tinha cheiro de jasmim!
Escutei sua gargalhada ecoando na praça e alguns minutos depois acordei na minha cama, o edredom jogado no chão, o quarto estava escuro, mas ainda dava pra sentir pairando um leve ar frio de inverno e um cheiro forte de jasmim.

Obrigado...

Antigos encontros com o Destino:
http://alicceinwordeland.blogspot.com/2011/05/o-destino.html

http://alicceinwordeland.blogspot.com/2011/08/o-destino.html

Um comentário:

  1. Alice, como escreves bem. mesmo o teu texto é poético...
    Te aguardo no novo blog: http://docesefemeridades.blogspot.com/
    Beijos :)

    ResponderExcluir