sábado, 1 de agosto de 2009

A Bandeira do Arco-íris



Todo mundo sabe, e reconhece, que a bandeira do arco-íris é o símbolo internacional GLBT. Mas você sabe qual a sua origem e por que ela simboliza as comunidades gays? Neste breve histórico contamos um pouquinho da origem e representatividade deste símbolo.

A bandeira do Arco-íris

O "The Alyson Almanac: A Treasury of Information for the Gay and Lesbian Community" descreve a Bandeira do Arco-íris da seguinte forma:

Em 1978, Gilbert Baker, de São Francisco, Califórnia, desenhou e confeccionou uma bandeira com seis listras, representando as cores do arco-íris como um símbolo do orgulho da comunidade gay e lésbica. Lentamente a bandeira foi se estabelecendo, oferecendo uma alternativa mais colorida e mais otimista do que símbolo comum do triângulo cor de rosa. Atualmente ela é reconhecida pela Conferencia Internacional de Confeccionadores de Bandeiras, e tremula em manifestações do orgulho gay e lésbico ao redor do mundo. Em 1989, a bandeira recebeu atenção nacional nos Estados Unidos, depois que John Stout processou com sucesso seus locadores no bairro de West Hollywood, Los Angeles, quando eles o proibiram de exibir a bandeira na sacada de seu apartamento. Enquanto isso Gilbert Baker continuava em São Francisco, confeccionando mais bandeiras.

"A Bandeira do Arco-íris" por Steven W. Anderson apareceu na revista GAZE (Minneapolis), numero 191, de28 de maio de 1993, p. 25:

A cor a muito tempo representa um papel importante na expressão do orgulho de nossa comunidade. Na Inglaterra Vitoriana, por exemplo, a cor verde era associada a homossexualidade. A cor lilás (ou mais precisamente lavanda) tornou-se popular como um símbolo de orgulho no final da decada de 1960 - um chavão pós-Stonewall para a comunidade gay era "Purple Power" (Poder Lilás). E é claro, há o triângulo cor de rosa. Embora tenha sido usado primeiramente na Alemanha nazista para identificar os homossexuais masculinos nos campos de concentração, o triângulo rosa somente teve amplo uso como um ícone pop gay no inicio da década de 1980. Mas o mais colorido de nossos símbolos é a bandeira do arco-íris e suas cores - vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e lilás - que representam a diversidade de nossa comunidade.

A primeira bandeira do arco-íris foi desenhada por em 1978 por Gilbert Baker, um artista de São Francisco que criou a bandeira em resposta ao pedido de um ativista local, da necessidade de um símbolo da comunidade (antes do triângulo cor de rosa ser usado popularmente como símbolo do orgulho gay). Usando a bandeira de cinco listras ("Flag of the Race" - bandeira de corrida) como inspiração, Baker desenhou uma bandeira com oito cores: rosa, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo, e violeta. De acordo com Baker, aquelas cores representavam respectivamente: sexualidade, vida, cura, sol, natureza, arte, harmonia e espirito. Baker tingiu e costurou o material da primeira bandeira sozinho - no verdadeiro espírito de Ross.

Baker logo contatou a empresa de bandeiras de São Francisco, Paramount, para a confecção e venda em massa de sua "bandeira gay". Infelizmente, Baker tingiu artesanalmente todas as cores e a cor "rosa choque" não era disponibilizada comercialmente, a produção em massa de sua bandeira de oito cores tornava-se impossível. A bandeira era, portanto, reduzida a sete listras.

Em novembro de 1978, a comunidade gay de São Francisco ficou estarrecida quando o supervisor gay, Harvey Milk, foi assassinado. Querendo demonstrar a força e solidariedade da comunidade gay, sucedendo esta tragédia, o Comitê da Parada do Orgulho de 1979 decidiu usar a bandeira de Baker. O comitê eliminou a listra indigo para que fosse possível dividir a bandeira em partes iguais ao longo do percurso da parada - três cores em um lado da rua e três do outro. Logo as seis cores foram incorporadas em uma versao de seis listras que tornou-se popular e reconhecida pela Conferencia Internacional de Confeccionadores de Bandeiras.

Em São Francisco, a bandeira do arco-íris está por todos os lados: ela pode ser vista pendurada nas janelas de apartamentos pela cidade (com mais freqüência no distrito de Castro), bares locais exibem a bandeira e flâmulas com a as cores do arco-íris são pendurados nos postes de iluminação na Market Street (a principal avenida de São Francisco) durante todo o mês do orgulho. Visitando a cidade, pode-se sentir um enorme senso de orgulho vendo este forte símbolo de orgulho exibido tão proeminentemente.

Embora a bandeira do arco-íris fosse inicialmente usada como símbolo de orgulho apenas em São Francisco, ela tem tido grande visibilidade nos últimos anos. Atualmente pode ser vista com freqüência também em várias cidades ao redor do mundo - Nova Iorque, West Hollywood, Amsterdã, São Paulo, Paris, dentre muitas outras. Mesmo nas Cidades Gêmeas, a bandeira parece estar ganhando popularidade. Com certeza, a bandeira do arco-íris lembra-nos que a nossa comunidade é diversificada - composta de pessoas com uma variedade de gostos individuais dos quais todos devemos ter orgulho.

Fontes:

"Vexed by Rainbows", by Paul Zomcheck, in "Bay Area Reporter" (June 26, 1986); "Rainbow Flag" in "The Alyson Almanac" (1989); e "The Rainbow Flag", in "Parade 90: San Francisco Gay/Lesbian Freedom Day Parade and Celebration" (June 24, 1990)

Artigo extraído de:
http://www.agenciagls.jornalfloripa.com.br/paginas_navegar-www.agenciagls.jornalfloripa.com.br/vien.asp?NewsID=495


Acrescente-se que o arco-íris, na verdade, deveu-se à razão pela qual os gays estavam reunidos no bar Stonewall In, naquela noite de 28 de junho de 1969. Pranteavam Judy Garland, sua "ídala", que falecera na véspera. Para homenagear sua musa, os gays foram buscar no grande sucesso cinematográfica, "O Mágico de Oz", onde Judy fazia a garotinha Dorothy, um trecho da canção tema, "Over the rainbow", que diz "além do arco-íris há um mundo novo, sem preconceitos...".

Desta forma, a escolha pelo símbolo arco-íris tem uma conotação politicamente muito forte, além de ser, claro, uma feliz homenagem à artista amada.

Simbolismo tradicional das cores (primeira bandeira):

• Cor-de-rosa para a sexualidade
• Vermelho para a vida
• Laranja para cura
• Amarelo para o sol
• Verde para a natureza
• Azul para a arte
• Índigo para a harmonia
• Violeta para o espírito

Nenhum comentário:

Postar um comentário