quinta-feira, 17 de junho de 2010

Romeu e Julieta - Uma história de Culpa




A tragédia dos adolescentes de Verona começou num domingo e terminou quatro dias depois. Julieta completaria 14 anos na semana seguinte.


* ♥ *


Duas famílias nobres e inimigas
Em Verona onde vai passar o drama
Renovam lutas por questões antigas
Em que o sangue do povo se derrama

Dessas duas famílias que o ódio afasta
Implacável, nasceu um par de amantes
Cuja má sorte, trágica e nefasta.
Levou a paz às casas litigantes.


* ♥ *


Esses são os versos que abrem a peça mais amada e aplaudida de Shakespeare, um drama concebido a 400 anos e que desde lá vem encantando corações. Quando Romeu e Julieta estreou dizia-se que a historia real aconteceu em Verona em 1303, embora o tema já aparecesse em poemas da Grécia. A primeira parte da peça marca o ódio entre os Montecchi e os Capuleti. A segunda parte é dedicada ao amor de Romeu e Julieta. Esse texto foi encenado pelo menos duas mil vezes em todo o planeta, sendo uma peça sobre o amor mas também sobre a culpa.



* ♥ *


A FESTA


Numa noite cálida de verão, dava o velho Capuleto uma festa para apresentar a filha Julieta ao primo do príncipe, Páris. Como era de se esperar os Montecchio não foram convidados. Romeu então, jovem varão da casa dos Montecchio, encantado pela beleza de Rosalina resolve invadir a festa misturando-se aos convidados para chegar perto da moça. Mas no momento em que seus olhos descobrem Julieta sua atenção é tomada por sua beleza. A paixão é instantânea.

Tu já terás amado alguma vez? Oh não
Os meus olhos negam com firmeza
Pela primeira vez eu vejo a beleza!


* ♥ *



O ENCONTRO


Julieta corresponde aos olhares de Romeu sem saber que o jovem pertence a família rival. Enamora-se dele. A festa termina e Julieta nesta altura já sabe que o jovem que não consegue desviar o pensamento faz parte da família inimiga. Sai a jovem ao balcão para se queixar as estrelas sobre seu proibido amor. Romeu, escondido ouve Julieta confessar seu amor por ele. Não consegue controlar e se manifesta revelando o mesmo amor. Passam horas em conversas e juras, promessas esquecidas do mundo.

Se outro nome tivesse a rosa, em vez de rosa
Deixaria de ser perfumosa?


A cena do balcão é talvez a mais famosa da peça, pela graciosidade do monólogo de Julieta confessando-se as estrelas e pela revelação do amor de Romeu.



* ♥ *


O CASAMENTO


Romeu, no dia seguinte, pede ajuda a Frei Lourenço, sendo que esta casa secretamente os dois namorados.
Fica claro que Frei Lourenço concordou em casar os jovens que mal completaram 14 anos porque pensava em contribuir com a paz entre as famílias.
No mesmo dia do casamento, dois amigos de Romeu andando pelas ruas de Verona cruzam com o primo de Julieta e por ele são provocados. A noticia da invasão da festa havia corrido e o primo de Julieta buscava Romeu para puni-lo. Romeu aparece e procura não entrar em conflito. O primo de Julieta não aceita os argumentos de Romeu e desembainha a espada matando um de seus amigos. Com a vista toldada pela ira Romeu empunha sua espada e mata o primo de Julieta. Como punição é banido pelo príncipe de Verona.


* ♥ *


O RIVAL


O pai de Julieta se saber de nada decide promover o casamento da filha com Páris que a cortejava.
Páris é o típico antagonista da peça, detestado pelas platéias. O que é compreensível pois as pessoas se identificam e torcem pelo amor de Romeu e Julieta, sentindo a terrível injustiça que os segue.
Páris é um rapaz solteiro, na idade de se casar, seguindo os caminhos corretos quando se interessa por uma moça que é falar-lhe ao pai e pedir-lhe a mão ou permissão para corteja-La. É um moço correto, de boa família, que conhece as regras sociais. Não há porque reprová-lo. Ele realmente amava Julieta


* ♥ *


O PLANO


Em desespero Julieta procura Frei Lourenço, que a aconselha a aceitar o casamento e beber na manha do casamento uma poção que faria com que ela parecesse morta. Levada ao mausoléu da família Romeu iria resgata-La.
Mas as noticias ruins correm rápido e antes que o Frei pudesse avisar Romeu ele fica sabendo através de seu amigo que Julieta esta morta.
Enlouquecido de dor, Romeu reage com desespero:

Eu te desafio, ó estrela funesta!

Compra um frasco de veneno e vai ao encontro de Julieta para morrer ao lado dela. Na entrado do mausoléu é impedido por Páris, quem acaba matando. Páris se põem no caminho do rival porque acha que esta pretende fazer algum mal a amada. Morre. Seu último pedido é ser enterrado ao lado de Julieta. Páris é a essência do homem bom e neste momento a platéia percebe que foi injusta ao condena-lo.


* ♥ *


A MORTE


Romeu bebe o veneno e se deita ao lado da amada, neste momento Julieta desperta e vê o amado morto tendo ao seu lado um frasco de veneno, compreendendo o que aconteceu decide não continuar vivendo. Enfia no seio a adaga de Romeu e cai sobre o corpo dele.

Romeu e Julieta se encontram apenas quatro vezes na peça. Isso demonstra que Romeu e Julieta viviam num mundo próprio, iluminado pelas conseqüências do amor verdadeiro.


* ♥ *


O FINAL


A tragédia tem impacto sobre as famílias, chegando estas a um acordo de paz.
Toda a tragédia por fim levou a um final feliz, O AMOR VALEU A PENA!




* ♥ * JAMAIS EXISTIRÁ HISTORIA DE AMOR MAIS BELA DO QUE
A DE ROMEU E JULIETA * ♥ *

Nenhum comentário:

Postar um comentário