quinta-feira, 17 de junho de 2010

Edward VIII e Madame Simpson - O Trono pelo amor



"Eu, Edward, declaro a minha irrevogável determinação de renunciar ao trono. Por mim e por meus descendentes. "

Foram essas palavras de Edward VIII, rei da Inglaterra, no dia 10 de dezembro de 1936, ao renunciar ao trono depois de menos de um ano de reinado. Naquele dia ele se tornou o único monarca britânico nos mil anos de existência da coroa a voluntariamente abdicar o trono. Abandonava uma das posições mais importantes do mundo pra poder se casar com a plebéia norte americana Wallis Simpson. Esse renuncia foi considerada a mais emocionante manifestação de amor do século XX.
Edward Albert Christian George Andrew Patrick David de Windsor nasceu no dia 23 de junho de 1894, em Richmond park. Filho mais velho de George, duque de York e da princesa Mary Teck. Já nasceu investido de títulos de nobreza. Quando em 06 de maio de 1910 o pai subiu ao trono Edward se tornou herdeiro da coroa.
Era tido como um dos homens mais elegantes de sua época. Seu modo de vestir criou tendências e foi ele o criador do laço de gravata Windsor usado com camisas de colarinho quadrado, também trazida a tona por ele.

Edward foi o primeiro membro da família real britânica a se tornar piloto de avião. Nessa função lutou na Primeira Guerra Mundial e depois da Guerra viajou constantemente pelo império Britânico. E foi num dessas viagens que ele conheceu e se apaixonou por uma americana, casada. Rica, freqüentadora das altas rodas sociais do mundo. Chamava-se Bessie Wallace Warfield Simpson, conhecida pelo apelido de Wallis.

No governo inglês começou a crescer a preocupação com a duração do affair do príncipe porque Wallis era casada ( e para os padrões britânicos pior que isso, era divorciada) além de não descender de qualquer linhagem real. Com a morte do pai. Edward sobe ao trono, meses depois Wallis anunciou o segundo divorcio. O namoro que ninguém se preocupava em esconder já durava sete anos. Na verdade não havia Constituição britânica que impedia Edward de se casar com Wallis, mas a opinião publica e os adversários políticos deixavam-lhe duas alternativas: ou desistia do casamento ou desistia do trono.
Wallis jamais seria aceita como rainha, então Edward assinou a Declaração de Abdicação com as seguintes palavras:
“Compreendi que seria impossível desempenhar a pesada responsabilidade de cumprir as tarefas do rei da forma como desejaria sem o apoio e a presença da mulher que amo.”

No dia 12 de dezembro, Edward partiu para Áustria e seu irmão George VI (pai da rainha Elizabeth II) nomeou-o duque de Windsor.

Seis meses depois da abdicação Edward e Wallis se casaram. Levaram uma vida esplendorosa. Mas logo veio a guerra, Paris foi tomada pelos alemães e eles tiveram que deixar tudo pra trás. O casal fugiu para Lisboa, Portugal. Logo depois Edward foi indicado para governador das Bahamas.

Foram 35 anos de uma vida conjugal que sobreviveu a disputas, intrigas familiares e públicas, escândalos, curiosidades. Por certo foi um casamento cheio de altos e baixos como qualquer um, mas foi uma união que impressionou o mundo. Alguns acham que foi uma história de demonstração egoísta de falta de senso de dever, outros o supremo sacrifício de um homem que colocou o amor acima do trono.
Durante muito tempo o Palácio de Buckiingham fingiu ignorar a duquesa Wallis. Foi um duro exílio, somente em 1967 o casal seria formalmente convidado para uma cerimônia pública na Inglaterra.

Voltando a viver em Paris depois da guerra, Edward morreu em 28 de maio de 1972, quatorze anos depois na mesma cidade morria Wallis em 24 de abril de 1986. eles foram sepultados no castelo de Windsor na Inglaterra. Juntos, pelo menos em morte, em paz no solo britânico.

Pouco depois do acidente que matou a princesa Diana e o empresário Dodi Al Fayed, em 1997, o pai do jovem, o empresário Mahammed Al Fayed, dono da rede Harrod’s, promoveu um leilão com o fim de levantar fundos para prosseguir com as obras de caridade da ex princesa. Perto de quarenta mil itens pertencentes ao duque e duquesa de Windsor foram leiloados. A arrecadação somou quatorze milhões de libras. Entre as peças leiloadas estavam a escrivaninha que ele assinou a abdicação e uma fatia de bolo (com mais de sessenta anos!), além dos bilhetes de amor trocado pelos apaixonados que foram leiloados por nove mil reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário